top of page

neonews Portal de notícias e entretenimento

neonews

Vamos, mulheres: 15 filmes com direção feminina para assistir no streaming

Nas plataformas, há incríveis produções cinematográficas com contaram com uma mulher atrás das câmeras


(Reprodução)


Quantos filmes você conhece que foram dirigidos por mulheres? Apesar da figura feminina estar cada vez mais presente nos bastidores do universo cinematográfico, ainda há muito para ser feito; e as mulheres estão na luta por seus direitos como produtoras, diretoras, roteiristas e demais cargos há muitos anos.


Dessa forma, para apreciar o trabalho de tais profissionais, que tal conferir alguns filmes com direção feminina que estão no streaming? As produções podem ser vistas no formato digital, em diferentes plataformas; e assistir aos títulos é uma forma de prestigiar a figura da mulher dentro do mundo do cinema — que para além de um trabalho, também é um espaço de existência, identidade e de locais de fala.


Com isso, confira os títulos que escolhemos logo abaixo:



Filmes com diretoras mulheres para conhecer, e onde assistir a cada um deles



1. A Fada do Repolho, Alice Guy-Blaché (1896)


Para começar a lista, trouxemos A Fada do Repolho de 1896, para mostrar que, desde o começo da história da sétima arte, as mulheres sempre estiveram envolvidas. Originalmente chamado de La Fée aux Choux, e dirigido por Alice Guy-Blaché, este é o primeiro filme dirigido por uma mulher e considerado o primeiro filme de ficção da história. Com aproximadamente um minuto e meio, o vídeo retrata uma fada que transforma bebês em repolhos.


O curta está disponível no YouTube, e pode ser assistido clicando aqui.



2. Cléo das 5 às 7, Agnès Varda (1962)


Sendo um dos maiores representantes do movimento Nouvelle Vague, Cléo das 5 às 7 é um filme franco-italiano da aclamada diretora belga, Agnès Varda. A história acompanha Cléo, uma cantora que, ao realizar um exame para saber se está com câncer, passa duas horas andando pelas ruas de Paris enquanto espera pelo resultado. Durante essas horas, Cléo conhece um jovem militar chamado Antoine.


Cléo das 5 às 7 pode ser conferido online, com certa frequência, em mostras de cinema. O longa também vai e volta da plataforma Mubi, que faz a curadoria de filmes cult e independentes, em sua maioria.




3. O Piano, Jane Campion (1993)


Jane Campion, que foi um dos destaques do Oscar 2022 com Ataque dos Cães, aparecendo na lista! O Piano foi, inclusive, o clássico que deu à diretora sua primeira indicação ao Oscar, nas categorias de Melhor Direção e Melhor Filme. No longa, durante o período colonial da Nova Zelândia, a personagem Ada McGrath passa a se encontrar com o seu amante para ensiná-lo a tocar piano, após a jovem ter sido submetida a um casamento arranjado. O filme atualmente está disponível nos catálogos do Telecine e do Globoplay.






4. Matrix, Irmãs Wachowski (1999)


Um dos símbolos da cultura pop e um grande representante de ficção científica e narrativas transmídia, Matrix marcou toda uma geração e desenvolveu diversas inovações cinematográficas que se popularizaram durante nos anos 2000; como o uso de slow motion e lutas coreografadas. Para quem ainda não conhece, o personagem Thomas A. Anderson (Keanu Reeves) é um jovem programador que, durante seus sonhos, é conectado a um imenso sistema de computadores do futuro, chamado de A Matrix. À medida em que eventos estranhos vão acontecendo, ele começa a duvidar de sua própria realidade e se torna Neo.


O clássico das Irmãs Wachowski pode ser visto na HBO Max, incluindo suas três sequências.




5. Psicopata Americano, Mary Harron (2000)


Psicopata Americano é um filme de horror que acompanha a vida dupla do personagem Patrick Bateman (Christian Bale). Além de trabalhar em Wall Street, Bateman também é um serial killer invejoso que, após se revoltar por um colega de trabalho que cria um cartão corporativo mais bonito que o seu, passa a buscar por ainda mais vítimas. A produção de Mary Harron está disponível no Star Plus e no Prime Video.




6. Frida, Julie Taymor (2002)


Frida é uma ode às mulheres e à arte. A biografia da pintora mexicana é estrelada por Salma Hayek, e traz alguns dramas da vida da artista: desde sua infância conturbada, na qual ela sofreu com doenças e um grave acidente, até sua vida adulta e o seu relacionamento com Diego Rivera.

Um dos pontos fortes do filme é a paleta de cores saturada, que traz diferentes destaques e texturas para a fotografia da obra; principalmente quando se trata das cores vermelho e verde, as cores da bandeira do México. O filme de Julie Taymor pode ser visto nas plataformas Looke e Apple TV Plus.




7. Encontros e Desencontros, Sofia Coppola (2003)


Sofia Coppola mostra que o seu talento vai além do sobrenome que carrega, e traz uma visão interessante, bem diferenciada e reflexiva para Encontros e Desencontros. Na história, Bob Harris é um ator em viagem a Tóquio que conhece Charlotte, uma jovem que acompanha seu marido num trabalho de fotografia. Os personagens se conhecem no bar de um hotel, e encontram compreensão na companhia um do outro, desenvolvendo uma grande amizade.


Encontros e Desencontros está disponível nos streamings GloboPlay, Prime Video, Star Plus e Telecine.




8. Monster: Desejo Assassino, Patty Jenkins (2003)


Antes mesmo de pensar em dirigir Mulher Maravilha, Patty Jenkins lançava o aclamado longa Monster. Relembrado principalmente pela atuação de Charlize Theron e sua incrível transformação para o papel, Monster é inspirado no caso real de Aileen Wuornos, que depois de passar por diversos abusos na infância, torna-se uma prostituta na adolescência. Depois de ser agredida por um de seus clientes, Aileen comete o assassinato de seu agressor. Wuornos, então, participa de mais outros assassinatos, e acaba se tornando uma famosa serial killer.


O thriller imperdível pode ser assistido pelo Prime Video e HBO Max.




9. Across The Universe, Julie Taymor (2007)


Para não faltar um musical na lista, trouxemos a Julie Taymor pela segunda vez com Across The Universe. O longa conta uma história inspirada em algumas músicas dos Beatles em sua estrutura sonora, o que deixa tudo ainda mais clássico. Um dos destaques de Across The Universe está em sua montagem, que remete a uma estrutura de teatro, como se nós estivéssemos assistindo a um musical da Broadway. Outro detalhe importante é toda a estética psicodélica de algumas cenas do filme, referência direta à obra dos Beatles.

Você pode assistir a Across The Universe pelo Prime Video, com uma assinatura adicional.



10. Guerra ao Terror, Kathryn Bigelow (2008)


Kathryn Bigelow, primeira mulher a ganhar um Oscar por Melhor Direção, é a responsável por Guerra ao Terror, que narra a história de um grupo de soldados americanos que integram o esquadrão antibombas durante uma missão no Iraque; passando por todos os dramas e inseguranças que uma guerra pode causar. Você pode conferir o incrível longa pelos streamings da Netflix e do Prime Video, ou alugando pelo YouTube.




11. Elena, Petra Costa (2012)


Para quem gosta de documentário, trouxemos Elena, de Petra Costa. Na produção, a diretora conta a história de sua irmã, Elena, que vai para os Estados Unidos com o sonho de ser atriz de cinema.


Petra, que se destacou internacionalmente com o documentário político Democracia em Vertigem, traz em Elena seu trabalho mais íntimo: abordando dramas familiares e levantando questões como luto, aceitação e depressão. O filme é um mergulho emotivo de muita coragem de Petra dentro de sua própria intensidade. Elena está disponível na Netflix.




12. O Animal Cordial, Gabriela Amaral Almeida (2017)


O Animal Cordial é um slasher brasileiro, que narra a história de Inácio (Murilo Benício), dono de um restaurante de classe média. Durante um assalto, alguns eventos se desenrolam até chegar numa carnificina dentro do estabelecimento. O longa é um ótimo exemplo para mostrar como o cinema nacional tem se desenvolvido em gêneros e temáticas diferentes; como o terror de O Animal Cordial.


Você pode conferir O Animal Cordial na Netflix e no GloboPlay.




13. Cafarnaum, Nadine Labaki (2018)


Dirigido e roteirizado por Nadine Labaki, a produção Cafarnaum é um filme libanês que conta a história de Zain, um menino de 12 anos que, ao fugir de seus pais e sua família conturbada, passa a morar nas ruas. Inconformado com as situações que presencia, Zain decide entrar em um processo jurídico contra os seus pais pelo crime de terem deixado ele nascer.


O filme, contado pela ótima do garoto, mostra a pobreza de algumas regiões do Líbano, levantando questões sobre desigualdade social, descuido parental, xenofobia, racismo, misoginia, fome e guerra.O filme está disponível no Prime Video.




14. Lazzaro Felice, Alice Rohrwacher (2018)


O longa italiano conta a história de Lazzaro Felice, morador da área rural, que de repente sofre uma mudança drástica em sua realidade. Após isso, ele precisa encontrar uma forma para sobreviver nesse novo mundo e encontrar sua família.


O filme traz discussões alegóricas acerca do egoísmo e da ganância humana, contrastando com a simplicidade e humildade de Lazzaro. O filme concorreu à Palma de Ouro no Festival de Cinema de Cannes e fez com que Alice Rohrwacher ganhasse o prêmio de Melhor Roteiro. O longa está disponível na Netflix.




15. Nomadland, Chloe Zhao (2020)


Vencedor dos Oscars de Melhor Filme, Melhor Direção e Melhor Atriz, Nomadland, de Chloe Zhao, é um dos filmes mais reconhecidos lançados nos últimos tempos. O título traz a história de Fern (Frances McDormand), uma mulher que, durante a Grande Recessão período de crise econômica que assolou os Estados Unidos nos anos 2000), decide viver em um trailer e viajar pelo oeste americano, como uma verdadeira nômade.


O filme foi inspirado no livro homônimo de Jessica Bruder, que traz relatos de pessoas que passaram pela mesma realidade de Fern. É possível conferir o longa no Telecine e no Star Plus.



Texto por: Mariana de Castro & Larissa Biondi



Quer ficar por dentro de várias notícias sobre a cultura pop, cinema, séries, tecnologia, um pouco de mistério e muito mais? Acesse o nosso Instagram para ficar por dentro do assunto!

Explore todo esse universo de notícias e entretenimento

bottom of page