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Spotify reforça regras contra uso indevido de IA na música

Plataforma combate clonagem vocal com IA, spam e traz mais transparência nos créditos das faixas


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(Foto: Divulgação)


O Spotify anunciou nesta semana um pacote de medidas para reforçar a proteção a artistas e produtores frente aos usos indevidos da inteligência artificial. A iniciativa busca combater três problemas principais: imitação vocal não autorizada, spam musical e falta de transparência sobre o uso da tecnologia nas músicas.


A empresa introduziu uma nova política de imitação para lidar com denúncias de clonagem de voz de artistas prática que ganhou força com as ferramentas de IA. Segundo o Spotify, a imitação vocal só será permitida com autorização explícita do artista imitado.

Outro ponto de atenção é o envio de músicas fraudulentas para perfis de artistas.


Para coibir esse tipo de golpe, a plataforma anunciou que vai ampliar os investimentos em sistemas de prevenção e testar novas medidas junto a distribuidores, barrando o problema ainda na origem. Agora, artistas também poderão denunciar “conteúdo fora do lugar” já no pré-lançamento, acelerando o processo de revisão.




Além disso, um novo sistema de filtragem de spam está previsto para entrar em funcionamento no outono. Ele vai identificar e rotular contas que publicam conteúdo em massa, duplicações e outras formas de manipulação, muitas vezes impulsionadas por IA, impedindo que esses materiais sejam recomendados aos usuários. O lançamento será gradual, para evitar que criadores legítimos sejam prejudicados.


Outro destaque do pacote é o apoio a um novo padrão da indústria para indicar o uso de IA nos créditos musicais. Gravadoras, distribuidores e parceiros poderão detalhar se e como a tecnologia foi aplicada em vocais, instrumentação ou pós-produção. As informações começarão a aparecer diretamente no aplicativo à medida que forem submetidas.


De acordo com a empresa, o objetivo não é punir quem utiliza a inteligência artificial de forma criativa e responsável, mas sim fortalecer a confiança entre artistas e ouvintes. “Proteger agressivamente contra os piores usos da IA generativa é essencial para liberar seu potencial em benefício de artistas e produtores”, diz o Spotify.


Com mais de 75 milhões de faixas de spam removidas apenas no último ano, a plataforma afirma que continuará atualizando suas políticas conforme a tecnologia evolui. Entre os parceiros que já aderiram ao novo padrão estão Amuse, Believe, CD Baby, DistroKid, EMPIRE, FUGA, Kontor New Media e Soundrop.


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