Serviços da companhia ficaram fora do ar no dia 4 do mês, e mais de 300 mil usuários das plataformas diversas saíram prejudicados
(Meta/Reprodução)
No mês de outubro, serviços do Facebook, Instagram e Whatsapp ficaram fora do ar durante horas, e o assunto viralizou nas demais redes sociais brasileiras. Agora, a Meta (nome atual do Facebook como companhia) terá que pagar a conta, conforme foi estipulado pelo Procon nesta segunda-feira (6).
Neste caso, o Procon-SP multou a companhia em mais de R$11 milhões por "má prestação de serviços" aos clientes (usuários) das plataformas no Brasil. O apagão durou mais de sete horas no dia 4 de outubro, e muitas pessoas que utilizam as redes diariamente saíram prejudicadas, fossem com as postagens ou com lojas e serviços, dos quais o Facebook dá suporte.
Em números, o "apagão" das redes afetou cerca de 156 mil consumidores do Whatsapp, 91 mil do site/app do Facebook e 90 mil do Instagram. Há a possibilidade da empresa entrar com um recurso, para que a multa não seja aplicada afinal.
Na época, a Meta havia divulgado um comunicado explicando o ocorrido. Na justificativa, o mal funcionamento das três redes sociais foi ocasionado por uma "alteração de configuração nos roteadores" que faz as redes funcionarem. Depois que a interrupção foi controlada, o Facebook disse que apenas eventos de grande porte externos, como desastres naturais, poderia fazer com que a companhia não fosse culpada pelo que aconteceu.
Nas sete horas da queda, a empresa de Mark Zuckerberg teve sua fortuna decrescida em 7 bilhões de dólares, o equivalente a cerca de 38 bilhões de reais.
Fonte: Tecmundo
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