top of page

neonews

neonews Portal de notícias e entretenimento

Foto do escritorRedação neonews

Instagram | CEO Confirma que Feed Sem Recomendações Não Está nos Planos

Testes com feed sem recomendações foram mal recebidos pelos usuários do Instagram, afetando assim o engajamento e a satisfação na plataforma


Testes com feed sem recomendações foram mal recebidos pelos usuários do Instagram, afetando assim o engajamento e a satisfação na plataforma
Instagram

(Foto: Divulgação)


O Instagram dificilmente oferecerá uma opção de feed separado, focado apenas nas postagens das contas seguidas, sem as habituais recomendações de usuários ou conteúdos sugeridos. Essa notícia foi confirmada pelo próprio CEO do Instagram, Adam Mosseri, que também comanda o Threads, a única rede social da Meta que conta com uma aba “Seguindo” separada.


Durante uma sessão de perguntas e respostas com usuários, Mosseri explicou que a empresa já testou essa ideia várias vezes, mas os resultados não foram favoráveis. “Claro que pensamos sobre isso, testamos isso e tentamos inúmeras vezes”, afirmou. No entanto, os experimentos revelaram que os usuários que utilizavam um feed sem recomendações acabavam usando o Instagram cada vez menos ao longo do tempo.


(Foto: Divulgação)


Mosseri foi claro ao afirmar que os testes não só resultaram em menor uso do aplicativo, mas também diminuíram a satisfação dos usuários. “No geral, todo mundo que estava lá [no teste] usa o Instagram menos e menos com o passar do tempo e, quando perguntados coisas como ‘o quão satisfeito você está com o Instagram?’, eles na verdade dizem estar menos felizes com o Instagram e isso aumenta mais e mais com o tempo”, explicou.


Além do impacto direto sobre esses usuários, o executivo destacou efeitos colaterais no comportamento dos amigos e conexões dessas pessoas, que também passaram a usar a plataforma menos e a interagir com menos frequência. “E aí tem todas essas outras coisas e vai ficando pior e pior, rapidamente”, concluiu.


CEO do Instagram
Adam Mosseri

(Foto: Divulgação)


Apesar da resistência à ideia de um feed sem recomendações, Mosseri reconhece que há um grupo de usuários que gostaria de acessar o conteúdo das suas conexões de forma mais direta e rápida. Em resposta a essa demanda, o Instagram lançou algumas funcionalidades, como a opção de suspender as recomendações por um mês e a criação de listas de usuários favoritos, permitindo uma experiência mais focada nas interações com amigos e familiares.


Ainda assim, o CEO acredita que há mais espaço para melhorias. “Mas eu tenho certeza de que há mais que podemos fazer e vamos continuar explorando mais nesse espaço”, prometeu Mosseri.


Enquanto o Threads, a nova rede social de conversas rápidas da Meta, já atingiu a marca de 200 milhões de usuários em pouco mais de um ano de lançamento, o Instagram continua a introduzir novos recursos, incluindo ferramentas voltadas para o público adolescente e ainda mais opções de personalização.


Novas funcionalidades do Instagram
Instagram

(Foto: Divulgação)


Embora a empresa esteja disposta a explorar novas formas de melhorar a experiência do usuário, a possibilidade de um feed completamente sem recomendações, ao menos por enquanto, parece estar fora dos planos. A Meta continua a focar no crescimento e inovação em suas plataformas, com o objetivo de atender melhor seus diversos públicos.


 

Explore todo esse universo de notícias e entretenimento

neonews, neoriginals e ClasTech são marcas neoCompany. neoCompany ltda. Todos os direitos reservados.

  • LinkedIn
  • Youtube

neonews, neoriginals e ClasTech são marcas neoCompany.

neoCompany ltda. Todos os direitos reservados.

bottom of page