5 curiosidades sobre “claraboia”, 5º álbum da ANAVITÓRIA
- Redação neonews
- 19 de set.
- 2 min de leitura
Disco chega como complemento de “Esquinas” e marca nova fase criativa da dupla ANAVITÓRIA

(Foto: Divulgação)
Álbum novo de ANAVITÓRIA, “claraboia”, é o oposto complementar de “Esquinas”, lançado em 2024. Saiba tudo sobre o novo trabalho da dupla!
O álbum novo de ANAVITÓRIA, “claraboia” (grafado assim em minúsculo), já está entre nós. O disco chegou às plataformas digitais na terça (16/9), com 20 faixas e participações de Rubel e Bruno Berle. Uma turnê homônima já está agendada, com shows no interior.
1 - “claraboia” (2025) e “Esquinas” (2024) são considerados álbuns-irmãos. Eles foi imaginados juntos, como opostos complementares – um mais urbano e industrial e o outro mais bucólico e caseiro. A ideia veio de uma exposição de Bárbara Kruger em Los Angeles em 2022, com imagens projetadas em paredes opostas, construindo tanto uma antítese quanto um complemento. Ana pensou: “e se fossem dois discos?”.
2 - Para a gravação do “claraboia”, a dupla alugou uma casa em Paranapanema (que virou título da faixa 19), no interior de São Paulo, e montou um estúdio caseiro no meio da sala. Elas trabalhavam nas músicas e nas gravações diariamente das 14h até ficarem cansadas. O processo durou entre fevereiro e abril. As músicas são calcadas no violão e no piano.

(Foto: Divulgação)
3 - O título da faixa 16 do álbum se deve ao nome do cachorro que mora na casa de Paranapanema. É uma composição de Gabriel Duarte Mendes e Pegê.
4 - Rubel é o autor da faixa 5, “isso é deus”, e assina também o texto sobre o álbum enviado à imprensa. Ele compôs a canção especialmente para a dupla, seguindo um conselho da mãe da Ana Caetano, que queria que a filha se conectasse mais com a fé. “Imaginei que ela gostaria de ouvir a Ana cantando essa música. É uma vontade de comunhão”, diz o cantor e compositor.
5 - Ana Caetano conta que muito do que está no álbum veio de composições despretensiosas, perdidas em seus blocos de notas. “É um disco de fragmentos de coisas, ideias não terminadas, um grande bloco de notas, coisas que eu achei que nunca iriam ser escutadas. E aí eu fui vendo tomar forma e hoje são umas das coisas mais favoritas que eu já fiz”, conta.
Com essa nova fase, ANAVITÓRIA reforça sua habilidade de transformar intimidade em música, criando um trabalho que dialoga tanto com o experimental quanto com a essência simples da dupla.