James Cameron Abre o Jogo | Avatar 4 e 5 Podem Nunca Acontecer
- Redação neonews

- há 2 horas
- 2 min de leitura
Às vésperas da estreia de Avatar: Fogo e Cinzas, o diretor revela inseguranças sobre o futuro da saga e admite estar pronto para encerrar a jornada em Pandora

(Foto: Divulgação)
O universo de Avatar está prestes a ganhar seu terceiro capítulo nos cinemas, mas o clima nos bastidores não é tão azul quanto Pandora. Em uma conversa franca e inesperadamente divertida no podcast The Town, James Cameron voltou a levantar dúvidas sobre o futuro da franquia — especialmente no que diz respeito a Avatar 4 e Avatar 5. Dono de alguns dos maiores sucessos da história do cinema, Cameron surpreendeu ao admitir que as próximas sequências correm risco real de não acontecer. O motivo? O tamanho colosal do investimento e a pressão — igualmente colossal — para transformar esses custos em lucro.
Ao ser questionado sobre o orçamento, Cameron foi direto e quase cômico: ele mesmo não sabe o valor final que a Disney coloca nas produções. Só reforçou que são projetos que custam “uma tonelada de dinheiro” e que, para valerem a pena, precisam arrecadar “duas toneladas de dinheiro”. Apesar de acreditar que Fogo e Cinzas será lucrativo, o cineasta confessou que está apreensivo: “A questão é: será que vai dar lucro suficiente para justificar uma nova produção?”
Se não der, James Cameron garante que não hesitará em encerrar a saga.
Um universo de 30 anos
É difícil imaginar alguém tão conectado ao próprio universo quanto Cameron está a Pandora. Ele lembrou que vive imerso nessa criação há duas décadas — ou melhor, três, já que escreveu o primeiro tratamento da história em 1995.
Ainda assim, sua fala mostra desapego e maturidade sobre o peso da decisão: “Se for aqui que termina, ótimo,” disse, de forma sincera e serena. Se Avatar acabar no terceiro filme, Cameron parece preparado para fechar esse ciclo com a mesma grandiosidade com que o abriu.

(Foto: Divulgação)
Quando o entrevistador perguntou se Fogo e Cinzas deixaria questões em aberto, Cameron riu e cutucou a curiosidade dos fãs: “Há uma ponta solta. Vou escrever um livro!”, brincou. Ou seja: mesmo que Pandora se despeça das telonas, Cameron pode muito bem continuar explorando seu mundo — só que em outro formato.
O futuro de Pandora depende do público
O destino da franquia agora está mais nas mãos da audiência do que nunca. Se Avatar: Fogo e Cinzas conquistar os cinemas globalmente, as portas para Avatar 4 e Avatar 5 continuam abertas. Caso contrário, podemos estar prestes a assistir ao capítulo final de uma das sagas visuais mais ambiciosas da história do cinema.
Mas se tem algo que Cameron já provou ao longo dos anos é que ele sabe encerrar histórias com grandeza. E, seja qual for o futuro, Pandora continuará viva no imaginário de milhões de fãs.
Veja Também: neoCompany em sua nova campanha, transforma tecnologia em conexão humana com foco em pessoas




