neonews Portal de notícias e entretenimento

Dicas de como reconectar as equipes no retorno do trabalho presencial

Com a volta dos escritórios após a vacinação, é importante conhecer dicas para interagir melhor com seu grupo de trabalho


(Reprodução)


Com o avanço da vacinação, as empresas que adotaram o home office se planejam para retornar ao trabalho de forma presencial. Sabemos que a volta presencial, para muitos, pode parecer estranha ou até mesmo estressante; por isso, o Portal neonews separou algumas dicas que podem ajudar gestores a reconectar as equipes no trabalho presencial.


Áreas Sociais


Não houve apenas um troca de camisas e sapatos por pijamas e chinelos no trabalho remoto. Elementos da vida pessoal das pessoas do mundo corporativo, como filhos e animais de estimação, inundaram as câmeras dos computadores em momentos mais formais, dando ao ambiente esse toque mais pessoal das relações em que as pessoas acabaram se identificando.


Uma dica para os gestores é abraçar as atividades mais informais que tenham relação com a dinâmica da equipe, como almoçar juntos, tomar um café ou até mesmo ir a um happy hour após o expediente. Afinal, é possível conversar sobre o trabalho saboreando um bom café ou vinho.



Espaços para relaxar


Se dissessem anos atrás que atualmente estaríamos discutindo questões de saúde mental no trabalho, as pessoas poderiam achar que seria uma mentira. Mas nos últimos anos a gestão do mundo corporativo começou a se preocupar cada vez mais com o bem-estar emocional de seus funcionários, pois um colaborador motivado e com o emocional em dia traz grandes resultados para as empresas.


As frustrações e a depressão acompanharam muitas pessoas ao longo da pandemia, e com o retorno do trabalho presencial, esses sentimentos podem se intensificar. Para tentar diminuir o stress causado pelo trabalho, muitas empresas passaram a investir em cores diferentes na decoração do escritório, por exemplo, para trazer um ar mais alegre e aconchegante.


Leia também: O atendimento de suporte em empresas de software deve estar sempre alinhado à companhia


Além disso, o gestor não precisa se limitar somente às atividades em grupo relacionadas ao trabalho, para incentivar a interação entre os colaboradores e proporcionar um ambiente menos estressante.



Ações como a comemoração dos aniversariantes na última sexta do mês, gincanas, trabalhos solidários e palestras motivacionais, por exemplo, diminuem o desgaste do dia a dia, trazem bons resultados para o desempenho da equipe, e aumentam a sensação dos funcionários de que os gestores valorizam a equipe.


Segundo uma pesquisa da Harvard Business Review, metade dos profissionais entrevistados em todo o mundo não querem retornar aos antigos modelos de trabalho presencial, e consideram deixar o emprego se não tiverem mais flexibilidade. A pandemia trouxe a necessidade de buscar mais empatia e conexão emocional com os colaboradores, principalmente com aqueles que estão estressados ou buscam por um propósito maior no trabalho.


Centros para atividades físicas


As atividades físicas ajudam a diminuir a ansiedade, e são um excelente parceiro no combate à depressão. Durante as atividades físicas, o colaborador pode conhecer pessoas, se divertir, cuidar da saúde, quebrar um pouco a rotina e descobrir novos hobbies, além de muitos outros benefícios que proporcionam o bem-estar.


O gestor pode incentivar a realização de atividades físicas de forma mais descontraída, promovendo uma competição de perda de peso, por exemplo, ou sortear uma mensalidade de academia entre os colaboradores que alcançarem as metas, por exemplo. As possibilidades de integrar a saúde física com a mental no ambiente de trabalho são amplas.



A empresa pode entrar em contato com organizações que oferecem planos de passe livre em academias como forma de diminuir custos, e disponibilizar um local equipado para o funcionário se exercitar. Por meio dessas ações, a empresa incentivará tanto a prática de atividades físicas quanto o aumento da produtividade.


O cuidado com a saúde do colaborador tem um resultado direto na diminuição do estresse no ambiente de trabalho. Pessoas que mantêm relações saudáveis com outros são respeitadas dentro da empresa. Por se sentirem mais seguros quanto à sua situação na organização, ou saberem como podem melhorar o seu desempenho e estimularem constantemente o corpo por meio de exercícios, os funcionários conseguem lidar melhor com frustrações e sentimentos negativos no escritório.


Leia também: As características e diferenças de Marketing Inbound e Outbound


Alimentação saudável


Não permita que seus funcionários trabalhem durante o momento do almoço. Esse momento é muito importante para que o colaborador descanse a cabeça por um tempo e interaja com outros colegas.



Se você atende ao telefone para resolver assuntos do trabalho durante o tempo de intervalo, ou conversa com os demais companheiros somente sobre assuntos referentes à empresa e não consegue se desligar dos compromissos, você é um forte candidato a ter altos níveis de estresse no ambiente de trabalho e, consequentemente, na vida pessoal.


Busque manter uma alimentação saudável e sem grandes intervalos entre uma refeição e outra, pois a falta de equilíbrio do corpo e uma saúde frágil podem piorar seu estresse e desencadear uma série de outros problemas de ordem física e emocional.



*Conteúdo patrocinado pela neoCompany.



Sem Título-1 (1).jpg
versao_branca.png
Conteúdos originais produzidos de ponta a ponta pela vertente de entretenimento construída pela neoCompany que reúne o que há de melhor sobre uma gama de assuntos que com certeza vai te conquistar. Conheça o portal neonews e os neoriginals!