Nokia e NASA impulsionam comunicação lunar com tecnologia LTE

(Foto: Divulgação)
4G na Lua? Graças à Nokia e à NASA, isso vai se tornar realidade em breve. O Sistema de Comunicação Lunar de Superfície (ou LSCS, na sigla em inglês) partirá na próxima semana a bordo do módulo de pouso lunar Athena, da Intuitive Machines. A missão visa "demonstrar serviços de infraestrutura de caça aquática" na superfície da Lua, como diz o site da empresa.
O Sistema de Comunicação Lunar de Superfície (LSCS) contará com tecnologia 4G/LTE para manter a comunicação entre o módulo de pouso e os veículos de mobilidade lunar, como o Micro-Nova Hopper, também da Intuitive Machines. Além disso, o sistema permitirá o envio de informações e imagens da missão diretamente para a equipe na Terra.
O desafio técnico foi garantir que o 4G fosse capaz de operar em um ambiente tão hostil como o da Lua, onde as temperaturas variam drasticamente e terrenos irregulares podem danificar os equipamentos. A Nokia precisou adaptar o LSCS para assegurar sua durabilidade e funcionamento eficaz.

(Foto: Divulgação)
O módulo Athena será lançado ao fim de fevereiro a partir do Centro Espacial Kennedy, da NASA. A Intuitive Machines se tornou a primeira empresa privada a pousar com sucesso na Lua, e agora busca consolidar sua posição na corrida espacial ao aprimorar a tecnologia de pouso lunar.
"Pretendemos provar que as tecnologias celulares podem fornecer a conectividade confiável, de alta capacidade e eficiência necessária para futuras missões tripuladas e não tripuladas à Lua e, eventualmente, a Marte", disse Thierry E. Klein, presidente da Bell Labs Solutions Research na Nokia, em comunicado.
Com essa inovação, a tecnologia de redes celulares pode desempenhar um papel essencial em missões futuras, fornecendo infraestrutura crítica para exploração e habitação lunar e, futuramente, interplanetária.