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Projeto de Rodovia Revolucionário Visa Substituir Caminhões em Meio à Escassez de Motoristas

Foto do escritor: Redação neonewsRedação neonews

Japão Inova com Rodovia para Cápsulas Autônomas e Aponta Caminho para o Futuro da Logística


Japão Inova com Rodovia para Cápsulas Autônomas e Aponta Caminho para o Futuro da Logística
Rodovia para Cápsulas Autônomas

(Foto: Divulgação)


O Japão está dando um passo ousado para solucionar a escassez de motoristas de caminhão causada pelo envelhecimento da população: o desenvolvimento de uma rodovia exclusiva para cápsulas autônomas que transportam mercadorias. O projeto, apresentado pelo Ministério da Terra, Infraestrutura, Transporte e Turismo (MLIT), representa um marco na tentativa do país de modernizar o transporte de carga e atender à demanda crescente com eficiência e sustentabilidade.


Diante de um futuro com déficit de 34% na capacidade de transporte, o Japão busca alternativas para reduzir a dependência dos caminhões tradicionais. “A solução é considerada eficiente para os problemas de congestionamento e poluição,” e prevê a substituição gradativa dos veículos convencionais por cápsulas autônomas, capazes de circular ininterruptamente e de forma autônoma, utilizando faixas especiais nas rodovias.


A rodovia para cápsulas autônomas inclui um sistema tecnológico avançado, com infraestrutura projetada para otimizar o fluxo logístico. Ao longo da rota, os depósitos serão automatizados, equipados com empilhadeiras autônomas e drones que carregarão e descarregarão mercadorias sem intervenção humana.


Pontos estratégicos ao longo da rodovia permitirão que as cápsulas ajustem seus horários de entrega, contribuindo para uma logística mais precisa e reduzindo a necessidade de grandes armazéns. Além disso, “uma cúpula de vidro deverá proteger as pistas, evitando interferências externas e acidentes, além de garantir a segurança das mercadorias”.





O projeto está avançando com a construção de um trecho de teste de 500 km entre Tóquio e Osaka, com previsão de operação inicial em 2027. Caso seja bem-sucedido, o modelo pode revolucionar o transporte no Japão e reduzir significativamente a dependência de motoristas, com a estimativa de diminuir a necessidade de trabalho humano em até 17.000 pessoas diariamente.


A implementação completa está prevista para a década de 2030, mas o governo japonês já está em busca de parcerias com empresas privadas para viabilizar o projeto. Esse desenvolvimento representa mais que uma solução tecnológica; ele reflete uma transformação na infraestrutura e no mercado de trabalho do país, sinalizando uma nova era para a logística japonesa e potencialmente global.



 

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