“Período de adaptação da partida”, diz Gilberto Gil durante missa do sétimo dia de Preta Gil
- Redação neonews
- 29 de jul.
- 2 min de leitura
Artista prestou homenagem emocionada à filha Preta Gil e falou sobre o legado afetivo deixado por ela.

(Foto: Divulgação)
Na última segunda-feira (28), a cantora Preta Gil foi homenageada na missa de sétimo dia realizada na Paróquia Santa Mônica, no Leblon, Zona Sul do Rio de Janeiro. A cerimônia reuniu familiares, amigos e fãs da artista, que faleceu no último dia 20 após uma luta de dois anos e meio contra o câncer.
Visivelmente emocionado, Gilberto Gil, pai de Preta, falou à imprensa sobre a partida da filha e o longo processo de enfrentamento da doença. Para ele, esse tempo foi um espaço de preparação emocional para todos. “Todos sabem no país inteiro que a Preta passou por um longo período […] de adaptação à partida, não é? Ao processo todo de ir embora. Então a ficha pra nós todos, pra ela especialmente, e pra nós todos, foi caindo aos poucos. Foram dois anos. O que fica mais acentuado no pesar da perda é o fato de que houve um sofrimento muito grande, dela”, afirmou o cantor.
O diagnóstico de câncer no intestino foi revelado por Preta Gil no início de 2023. Desde então, a artista passou por cirurgias, tratamentos intensivos e compartilhou, com coragem e sensibilidade, os altos e baixos do processo com seu público o que aproximou ainda mais seus fãs de sua história.

(Foto: Divulgação)
Durante a homenagem, Gilberto Gil também refletiu sobre o legado da filha e como sua memória pode servir de exemplo num momento de tantas durezas emocionais no mundo. “A memória dela ter uma circulação muito grande, muito permanente, é um consolo, é um contraponto a essas dificuldades de afirmação do afeto pelas quais o mundo passa ultimamente, então a partida dela também tem essa contribuição. Contribuir pra nós sermos mais amorosos e mais afetivos”, concluiu.
Gilberto Gil tambem anunciou o adiamento do show de sua “Tempo Rei – Última Turnê” em Belém, no Pará. A apresentação estava marcada para 9 de agosto, no Estádio Olímpico do Pará. Por enquanto, o show segue sem nova data para ocorrer. Gil está em luto pela morte de Preta
A trajetória de Preta Gil foi marcada não apenas pela música, mas também por sua voz ativa em pautas sociais, sua presença carismática e sua coragem em ser quem era mesmo diante das adversidades. A homenagem de sétimo dia reforça o impacto afetivo e cultural que a artista deixa para o Brasil.