top of page

neonews Portal de notícias e entretenimento

neonews

O telescópio espacial James Webb tem sua data de lançamento adiada

Considerado "o sucessor do Hubble", possui 100 vezes mais potência e deve avançar os estudos sobre a origem do universo



Segundo informe da Nasa, devido a alguns problemas logísticos, o lançamento do telescópio espacial James Webb foi novamente adiado, do 31 de outubro desse ano para novembro ou dezembro.


Após testes, o armazenamento de telescópio acabou atrasando, e o seu preparo, que é feito por uma empresa terceirizada, deve ficar pronto até o final de agosto. E também ele deve ficar 55 dias guardado na Guiana Francesa, local onde será lançado. Ambos os incidentes fizeram com que o lançamento então seja apenas possível a partir da segunda quinzena de novembro, porém ainda deve ocorrer em 2021.


O coronavirus na Guiana Francesa também pode ser um fator que atrapalhe, pois mesmo com um número baixo de infecções, não está sendo feito uma campanha boa de vacinação, portanto dependendo da situação da pandemia no país, pode ser que ocorra mais um adiamento.


Ilustração comparativa entre as dimensões dos telescópios espaciais James Webb e Hubble


Nomeado em homenagem a um dos líderes do programa Apollo, o telescópio espacial James Webb é considerado o "sucessor do Hubble", com uma potência 100 vezes superior, espelho de captação 2,5 vezes maior, será posicionado a uma maior distância (1,5 milhões de quilômetros da Terra contra 600km de distância, aonde está posicionado o Hubble) e uma precisão enorme.


Em funcionamento, ele poderá fornecer imagens do universo na qual nunca tivemos acesso, e como faz também varredura em infravermelho, será possível identificar radiações fora do espectro visível.





Explore todo esse universo de notícias e entretenimento

bottom of page