top of page

neonews Portal de notícias e entretenimento

neonews

O rover Perseverance libera o helicóptero Ingenuity

O mini helicóptero atingiu solo marciano nesse sábado dia 3 de abril



Imagem: NASA


A sonda Perseverance que atualmente está vagando ao redor de Marte liberou o mini helicóptero Ingenuity, que estava acoplado a ela, e agora se encontra oficialmente em solo marciano. A miniatura enfrentou uma queda de cerca de 10 cm da “barriga” da sonda, e atingiu o solo sem danos, segundo o NASA Jet Propulsion Laboratory.


Só o pouco sem danos já é um marco significativo, depois de enfrentar um processo de vários dias de giro de uma posição horizontal na sonda para uma posição vertical para ser colocado no chão, fora os sete meses de viagem pelo espaço para chegar a Marte.


O desafio da miniatura agora é sobreviver sozinho no planeta, o veículo que pesa cerca de 1,8 kg, precisa sobreviver as condições adversas utilizando seu próprio sistema, já que antes funcionava em função da sonda. Para manter seu aquecimento extrairá energia do sol utilizando seus painéis solares a bordo, mesmo assim seus aquecedores enfrentaram a difícil missão de aquecê-lo durantes as noites frias de Marte.


Se o veículo sobreviver, deverá fazer seu primeiro voo com motor em outro planeta, numa zona delineada pela NASA em 23 de março. O voo da miniatura não tem data confirmada, mas está programado para acontecer em meados do dia 11 de abril. O plano é que o Ingenuity tente até cinco voos de teste dentro de 30 dias antes de se estabelecer na superfície de Marte.


Fonte: The Verge, NASA

Explore todo esse universo de notícias e entretenimento

bottom of page