top of page

neonews Portal de notícias e entretenimento

neonews

Novo tipo de internet atinge velocidade recorde de 319 Tb/s em experiência realizada no Japão

Feita por um tipo especial de fibra ótica, ela apresentou uma velocidade 640 mil vezes mais rápida que o prometido pelo 5G



No Instituto Nacional de Informação e Tecnologia das Comunicações do Japão (NICT, a sigla em inglês) está sendo feito pesquisas sobre um novo tipo de internet, e que em divulgação recente de um dos experimentos feitos em laboratório atingiu um número impressionante - 319 Terabits por segundo (Tb/s) de velocidade.





Esse novo recorde batido é 640 mil vezes mais rápido que a internet 5G (que chega a até 500mb/s). O número anterior que esse tipo havia atingido era de 178 Tb/s, em um experimento feito na Universidade College de Londres (UCL) em 2020. Mesmo sendo impressionantemente rápida, ainda está longe de chegar nas ruas e na sua casa, visto que os investimentos das empresas está na implementação da internet 5G.


Esse novo tipo é por meio de uma fibra ótica especial, que ao invés de 1 núcleo, possuí 4, possibilitando uma transferência de mais dados mais rapidamente. O teste foi feito por uma simulação de transferência por uma distância de 3.000 km, e para a análise foi utilizado um pente de laser com 552 canais.

Explore todo esse universo de notícias e entretenimento

bottom of page