top of page

neonews Portal de notícias e entretenimento

neonews

NASA faz teste prático contra a ameaça de asteroides

Lançamento do experimento de defesa planetária ocorrerá ainda este mês


(Reprodução/ NASA)


No dia 24 de Novembro de 2021 ocorrerá o lançamento da DART (Double Asteroid Redirection Test), programa da NASA que consiste no redirecionamento de asteroides que possam oferecer risco ao planeta Terra.



O lançamento ocorrerá da base da força aérea norte-americana de Vanderberg, à bordo do foguete Falcon 9, da SpaceX. Segundo o planejamento da NASA, o DART irá interceptar seu alvo quase um ano depois, no final de Setembro de 2022.


O DART busca mudar a trajetória do corpo secundário do asteroide Didymos, que não representa uma ameaça real, e possui 160 metros de comprimento, tamanho dos asteroides mais propícios a serem uma ameaça real à Terra, segundo a NASA, e se encontra a 11 milhões de quilômetros do planeta.



(Reprodução/ NASA)


A nave espacial irá atingir seu alvo a 6.6 km/s, o que deve ser o suficiente para mudar a trajetória do mesmo em cerca de 1% durante vários minutos, possibilitando observar o feito através de telescópios da Terra.



Apesar de ter como objetivo principal o teste de desviar um asteroide através do impacto direto, o DART irá também demostrar o sistema NEXT-C, sistema de propulsão elétrica através da tecnologia de motores elétricos de íon, abastecidos por energia solar e desenvolvidos pelo Centro de Pesquisas Glenn, de Cleveland, Ohio.


O programa é uma parceria de cinco divisões da NASA e é dirigido pela Johns Hopkins Applied Physics Laboratory (APL), sendo gerenciado pelo Programa de Exploração do Sistema Solar da NASA para o Escritório de Coordenação de Defesa Planetária da Administração.



Explore todo esse universo de notícias e entretenimento

bottom of page