neonews Portal de notícias e entretenimento

neoPod | Conheça 5 mistérios da Grécia Antiga que ainda não foram desvendados

Do Partenon aos textos de Homero, há muitas histórias envolvendo os gregos que deixam pesquisadores curiosos


(Unsplash/Reprodução)

A Grécia Antiga é considerada o berço da civilização moderna. Na região, houve uma sociedade que foi o lar para as primeiras instituições dedicadas a adquirir mais conhecimento, e discutir temas envolvendo a filosofia. Além disso, Atenas foi a cidade em que foi desenvolvida a base dos meios democráticos que conhecemos hoje.


As histórias da Grécia Antiga são fascinantes; porém, ainda não foram encontradas todas as respostas para alguns dos seus principais mistérios. Vale ressaltar que, mesmo com a pesquisa na contemporaneidade, muito conhecimento também acabou se perdendo no tempo.


Você pode curtir também: neoPod | Você sabe quais são as músicas consideradas como "as mais felizes" do mundo?



Por isso, para ficar sabendo quais são alguns desses mistérios mais curiosos, continue lendo o post abaixo!


5 mistérios da Grécia Antiga que ainda não foram solucionados


1- A arquitetura do grande Partenon


O Partenon, templo dedicado à deusa Atena, é um grande símbolo histórico e cultural de toda a Grécia Antiga, e sua imagem ficou famosa em cartões postais e demais representações em todo o mundo. Contudo, há algumas dúvidas que cercam a construção deste espaço, como por exemplo as estátuas que estão dentro do Partenon: muitos acreditam que sejam representações de pessoas que ajudaram a construí-lo. Ainda, há duas câmaras em sua arquitetura que ninguém, até os dias de hoje, soube explicar o motivo para a existência de ambas. Erguida há mais de dois mil anos, acredita-se que a construção foi feita sem um planejamento, aparentemente.


2- O filósofo grego Aristóteles e seu livro perdido


Aristóteles, grande filósofo grego que influenciou a Filosofia Escolástica e as ciências modernas, é creditado como autor de uma segunda obra além da "Poética". Nesse sentido, o outro livro da figura da Grécia Antiga é muito difícil de ser identificado como, de fato, de autoria de Aristóteles: quase nenhum registro cita o projeto como seu. Porém, é acredito que este livro, que foca na teoria da comédia e acompanha a teoria da tragédia da "Poética", seja mesmo do filósofo. Em contrapartida, para alguns, este não é um trabalho genuíno seu e é apenas uma obra de outro escritor.


Leia aqui: neoPod | Você sabia que a série "Cavaleiro da Lua" tem inspiração na mitologia egípcia?



3- A autoria dos poemas de Homero, como Odisseia e Ilíada


Consideradas como grandes obras da literatura mundial, Odisseia e Ilíada são trabalhos creditados a Homero, poeta grego que é tido como uma das principais fontes de conhecimento sobre cultura e mitologia grega na Antiguidade. Entretanto, há historiadores que acreditam que Homero não foi, ou não tenha sido o único, autor dos poemas clássicos citados; e que o autor tivesse apenas reunidos poemas que já existiam da tradição da Grécia Antiga. Nisso, a falta de maiores informações da biografia de Homero dificulta a conclusão de historiadores acerca do tema: se a personalidade grega era mesmo um escritor, ou um compilador.


4- O Teorema de Pitágoras foi realmente... de Pitágoras?


Outra dúvida sobre criações acadêmicas da Grécia Antiga está em Pitágoras e seu sistema matemático. Nesse aspecto, é dito que o "Teorema de Pitágoras" já existia na antiga Babilônia, o que tiraria os créditos do filósofo sobre a criação matemática. Assim como acontece com Homero, há poucas informações sobre a vida de Pitágoras e a escola em que ele atuava, já que a confidencialidade da mesma dificultou a diferenciação entre o que foi criado pelo filósofo, e o que foi desenvolvido pelos colegas estudiosos.



5- A estátua de Zeus e sua destruição


Até hoje, é difícil entender como a Estátua de Zeus, criada pelo grego Fídias, foi destruída na Antiguidade. O monumento foi considerado como uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo, mas sua derrubada ainda gera indagações na atualidade. Dessa forma, uma das teorias sobre o assunto é a de que a estátua (junto do templo de Zeus) tenha sido destruída pelos romanos, durante uma retaliação contra o paganismo; e há também a hipótese de que a figura fora levada a Constantinopla, onde foi perdida num grande incêndio.



Se quer conhecer mais sobre sociedades secretas, civilizações, História, curiosidades da mente humana ou até mesmo teorias da conspiração, confira o neoPod! Em formato de videocast e podcast, o programa neoriginal tem tudo para te deixar antenado nesses assuntos.



Quer ficar por dentro de várias notícias sobre a cultura pop, cinema, séries, tecnologia, um pouco de mistério e muito mais? Acesse o nosso Instagram para ficar por dentro do assunto!

Sem Título-1 (1).jpg
versao_branca.png
Conteúdos originais produzidos de ponta a ponta pela vertente de entretenimento construída pela neoCompany que reúne o que há de melhor sobre uma gama de assuntos que com certeza vai te conquistar. Conheça o portal neonews e os neoriginals!