Acordo promete impulsionar capacidade dos data centers da Microsoft e reduzir custos operacionais da Lumen
(Foto: Divulgação)
A demanda crescente por tecnologias de inteligência artificial nos data centers da Microsoft está prestes a receber um impulso significativo. Em um movimento estratégico anunciado nesta quarta-feira (24), a gigante de tecnologia firmou uma parceria com a Lumen Technologies, visando reforçar sua infraestrutura dedicada à IA.
De acordo com informações da Reuters, a colaboração se concentrará no uso dos equipamentos de rede da Lumen para aumentar a capacidade de processamento de dados, essencial para sustentar a crescente carga de trabalho nos ambientes competitivos das inteligências artificiais.
"Em abril deste ano, a escassez de infraestrutura nos data centers vinha impedindo que novos modelos de IA fossem implantados, e, portanto, limitando o potencial da empresa de capitalizar com uma tecnologia cada vez mais emergente", destacou a Microsoft em comunicado.
A parceria estratégica não só visa expandir a capacidade de produção de IAs, mas também busca reduzir custos operacionais para a Lumen Technologies. Como parte do acordo, a empresa utilizará os serviços de nuvem da Microsoft, Azure, o que se espera que resulte em uma economia significativa.
Segundo fontes das empresas, a mudança para o Azure poderá melhorar o fluxo de caixa da Lumen em mais de US$ 20 milhões nos próximos 12 meses, representando um avanço considerável para a empresa, que recentemente reestruturou sua dívida para garantir maior estabilidade financeira.
Com a iniciativa, a Microsoft reforça sua posição na vanguarda da "corrida pela IA", sustentada por investimentos estratégicos como na OpenAI, fabricante do ChatGPT. A empresa continua a canalizar bilhões de dólares em infraestrutura em nuvem, consolidando sua liderança frente a concorrentes como Google e Amazon.
Este novo passo não apenas fortalece a capacidade da Microsoft de inovar em IA, mas também estabelece um marco na colaboração entre grandes players do setor tecnológico, antecipando avanços significativos no futuro da inteligência artificial.
Veja Também: Filmes e Séries | Lançamentos da semana