top of page

neonews Portal de notícias e entretenimento

neonews

Metodologia Ágil | Saiba o que é o assunto, e quais são os tipos de métodos

Ideia surgiu no começo dos anos 2000, e está ligada à rapidez na entrega de projetos para clientes


(Unsplash/Reprodução)


Você sabe o que é a chamada "metodologia ágil"? O movimento ágil surgiu no ano de 2001, e a sua criação, a princípio, era voltado para a área de T.I; mais especificamente na projeção de softwares. Contudo, a ideia é usada hoje por todos o setores de uma mesma empresa, e a tal metodologia se desenvolveu para outras áreas.

A metodologia ágil tem como objetivo a rapidez no processo que acelere a entrega dos projetos de clientes. Além disso, um fluxo de trabalho mais ágil, flexível, e que diminua os obstáculos traz maior fluidez e interatividade de uma empresa com os contratantes. Inclusive, colabora para a imagem de uma companhia que tem determinação e agilidade para enviar projetos concluídos.



Entre os seus benefícios, o movimento ágil para as empresas acarreta a satisfação dos clientes, uma melhoria na produtividade, maiores retornos nos investimentos feitos e a redução de custos da companhia. Pelo fato dos processos serem facilmente mudados, isso resulta em um produto final mais assertivo.

Veja as principais metodologias do movimento ágil, que são 7:


  • Scrum: É um dos métodos mais ágeis para o planejamento de projetos complexos, usado geralmente por desenvolvedores de softwares e sistemas.



  • Lean: É um método mais enxuto, e seu objetivo é o de diminuir gastos e proporcionar um processo melhor somente com os recursos necessários.




  • DSDM (Dynamic Systems Development Method / Metodologia de Desenvolvimento de Sistemas Dinâmicos): Metodologia de desenvolvimento iterativo e incremental, que passa pelas etapas de planejamento, gerenciamento, execução e dimensionamento.

  • FDD (Feature Driven Deveopment / Desenvolvimento Dirigido por Funcionalidades): Método que deixa os processos mais curtos e interativos.


  • ASD (Adaptive Software Development / Desenvolvimento Adaptativo de Softwares): Método para processos mais complexos, com o foco na organização e colaboração, tendo a presença do cliente em todas as etapas.



  • SAF (Scaled Agile Framework): Método focado na orientação do trabalho no Portfólio, Fluxo de Valor, Programa e Equipe.

Se você se interessou por essas metodologias e deseja aprender mais, há algumas plataformas na internet que oferecem cursos a respeito do tema. Por isso, selecionamos abaixo alguns que podem ser acessados:



Você pode gostar de ler:



Se você gosta do mundo dos negócios e procura dicas sobre o assunto, conheça a série de videocasts do neoTalk no canal oficial da neo no YouTube! Lá, você pode conferir todos os episódios da produção na íntegra.

Explore todo esse universo de notícias e entretenimento

bottom of page