neonews Portal de notícias e entretenimento

Matrix 4: Se você gostou de "Resurrections", confira outros 4 filmes com temas parecidos

Blade Runner 2049 e Ghost in the Shell entram na lista dos projetos que podem agradar os fãs de cyberpunk


(Warner Bros/Reprodução)


Nesta quarta-feira (22), finalmente chegou aos cinemas o filme Matrix Resurrections, quarto longa da franquia Matrix criada pelas irmãs Wachowski. Com alguns novos personagens, mas sem largar mão dos veteranos, o lançamento traz o personagem Neo (Keanu Reeves) de volta ao universo cibernético, em busca de respostas para suas visões.


Com essa retomada da popularidade de Matrix na grande mídia, outros filmes podem ser indicados para os que amam a saga. Igualmente populares, essas produções também exploram a ideia de memória, distopia, inteligência artificial e tecnologia de outras formas. Recentes ou antigos, filmes deste estilo tendem a ser atemporais e comunicativos com várias idades.



Com isso, confira abaixo uma breve lista de quatro filmes que podem agradar os fãs de Matrix, com estilo ou temáticas que lembram a série:


Lista de filmes para aqueles que gostam da saga Matrix


1- Ghost in The Shell (1995)


Ghost in the Shell é considerado um clássico do gênero cyberpunk, lançado nos anos 90 pelo diretor Mamoru Oshii. Na animação, a ciborgue Major Motoko comanda um esquadrão especial chamado Esquadrão Shell, responsável por missões secretas no combate ao crime. A personagem, que teve grande parte de seu corpo modificada para fins autoritários, vê-se numa conspiração ao longo da história que pode envolver até mesmo o governo.


O filme foi uma das principais inspirações de Lana e Lilly Wachowski para a criação de Matrix (1999), lançado quatro anos depois de Ghost in the Shell.



2 - Ex Machina: Instinto Artificial (2014)


Outro filme que trabalha com a linha tênue entre máquina e humanidade é Ex Machina. No longa, que mistura ficção científica com suspense, um programador recebe a oportunidade de conhecer um projeto secreto, desenvolvido por um bilionário que vive longe da cidade grande. Contudo, este projeto engloba o uso de inteligência artificial, e a figura "humana" criada pode apresentar uma noção de realidade além da esperada de início.


O ator Oscar Isaac interpreta o bilionário Nathan, e no site de avaliações de filmes Rotten Tomatoes, Ex Machina tem 92% de aprovação da crítica.




3- Blade Runner 2049 (2017)


Blade Runner é, sem dúvidas, um dos clássicos sci-fi do cinema. E com isso, o projeto de Ridley Scott baseado na história do escritor Philip K. Dick ganhou uma continuação, que chegou aos cinemas nos anos 2010. Blade Runner 2049, que dá sequência ao mundo apresentado nos anos 80, dá um salto no tempo e mostra uma nova versão dos replicantes do filme antigo. Nisso, o caçador de androides chamado K (Ryan Gosling) recebe a missão de encontrar Rick Deckard (Harrison Ford), o blade runner original que está desaparecido.


O longa é assinado por Denis Villeneuve, diretor de A Chegada e que recentemente adaptou Duna para as telonas.



4- V de Vingança (2005)


Como o único filme da lista que não lida com a tecnologia diretamente, V de Vingança está relacionado a Matrix pela temática de "derrubar sistemas vigentes"; e também pelo fato das irmãs Wachowski terem produzido o longa. Aqui, o personagem V procurar iniciar uma revolução como vingança àqueles que desfiguraram sua face, e a jovem Evey (Natalie Portman) o acompanha nesta missão.


O filme é baseado na história em quadrinhos escrita por Alan Moore, lançada entre os anos 1982 e 1983, pela DC Comics. Para a versão cinematográfica, alguns elementos foram adaptados para combinarem com o público dos anos 2000.



E você, vai assistir a Matrix Resurrections nos cinemas? Caso queira mais indicações de filmes neste estilo, confira nosso post no Instagram sobre o assunto.



Quer ficar por dentro de várias notícias sobre a cultura pop e o mundo do cinema? Acesse o canal do Portal neoNews no Telegram!

Sem Título-1 (1).jpg
versao_branca.png
Conteúdos originais produzidos de ponta a ponta pela vertente de entretenimento construída pela neoCompany que reúne o que há de melhor sobre uma gama de assuntos que com certeza vai te conquistar. Conheça o portal neonews e os neoriginals!