top of page

neonews Portal de notícias e entretenimento

neonews

Grande maioria dos donos de Iphone não deixam que aplicativos tenham acesso aos seus dados

Diversas empresas dependem desses dados em seus produtos, como para a realização de anúncios personalizados


Apple passou a mostrar os dados que os aplicativos tem .acesso


Recentemente, na atualização para o IOS 14.5, a Apple fez uma mudança na sua política de privacidade do sistema, que agora faz com que apareça uma notificação ao abrir algum app perguntando se o usuário habilita o rastreio de seus dados, vendo assim a atividade que você teve em sites ou outros aplicativos, por exemplo.


Segundo pesquisa feita pela Flurry Analytics, 87% dos usuários que fizeram a atualização, não deram acesso aos seus dados para aplicativos. Nos Estados Unidos o número chega a ser maior, com 95% dos usuários recusando o acesso.


Várias empresas, desenvolvedoras, redes sociais e sites dependem dessa coleta de dados em seu funcionamento, e essa nova política da Apple não foi vista com bons olhos.


O Facebook é um dos grandes afetados, visto que usam dessa coleta de dados para formular os anúncios. A empresa já sabia que essa mudança iria afetar os seus negócios, então começou a assustar os donos de Iphone dizendo que caso esse bloqueio da coleta de dados seja feito em massa, seria provável que eles passariam a cobrar os usuários de alguma forma no Facebook e no Instagram.


Notificação que aparece quando o usuário abre o aplicativo. Créditos: Apple/Divulgação



Essa ameaça é o contrário do que o dono da empresa, Mark Zuckerberg, antes afirmava, na qual ele dizia que a sua rede social sempre seria gratuita. Mas vale destacar que ano passado, em audiência ao comitê Antitruste no Congresso dos EUA, ele afirmou que sempre haveria uma versão gratuita, o que pode abrir alas para a interpretação de que poderia surgir alguma versão paga.


Em contraste, o Google se adequou às novas políticas, e além disso irá adotar uma função semelhante no Android, em que obrigará os desenvolvedores a compartilhar aos usuários quais tipos de dados serão coletados e como serão utilizados.




Fonte: Tecnoblog


Explore todo esse universo de notícias e entretenimento

bottom of page