Nova lei que cobra por conteúdos jornalísticos foi aprovada
(Foto: Divulgação)
A Meta, empresa responsável pelo Facebook, Instagram e WhatsApp, disse que vai bloquear o acesso a notícias no Canadá após a aprovação da Lei de Notícias Online pelo Senado, que define que as “big techs” remunerem os veículos de comunicação pelo conteúdo que compartilham em suas plataformas.
A Alphabet, empresa responsável pelo Google, também precisará negociar com as empresas de mídia. A Meta ainda não deu detalhes do cronograma para essa mudança, mas disse que vai retirar notícias locais de suas plataformas antes da lei entrar em vigor, dentro de seis meses.
"Compartilhamos repetidamente que, para cumprir o Projeto de Lei C-18, que foi aprovado hoje no Parlamento, o conteúdo de veículos de notícias, incluindo editores de notícias e emissoras, não estará mais disponível para as pessoas que acessam nossas plataformas no Canadá", confirmou Lisa Laventure, chefe de comunicações da Meta no Canadá.
O Google já testou o bloqueio de acesso a notícias para alguns usuários canadenses antes da aprovação da lei e disse ao The Verge que, agora, busca conversar com o governo para encontrar uma possível solução. Entretanto, até agora, o governo federal do Canadá rejeitou todas as sugestões para fazer mudanças.
Publicidade
Comments