F1 | Após sucesso do filme, Apple quer direitos das corridas
- Redação neonews
- 10 de jul.
- 3 min de leitura
Apple mira o mercado norte-americano e quer transmitir as provas a partir de 2026

(Foto: Divulgação)
A Apple está de olho no universo da Fórmula 1 não apenas como produtora de conteúdo, mas também como possível transmissora oficial das corridas nos Estados Unidos. Animada com o desempenho de seu novo longa-metragem sobre o esporte, a empresa dá sinais claros de que pretende expandir sua atuação no mercado de mídia esportiva.
"Apple estaria empolgada com o sucesso do filme e quer garantir as corridas também Segundo informações do Financial Times, a Apple estaria em negociações para garantir os direitos nos Estados Unidos para transmitir a Fórmula 1, após o sucesso do filme F1 nas telonas."
A disputa promete esquentar com a ESPN. "A empresa estaria focada em desafiar a ESPN pelo direito de transmissão, quando o contrato ficar disponível em 2026, segundo fontes ligadas ao assunto." A Liberty Media, dona da Fórmula 1, vê com bons olhos o interesse renovado — afinal, "está torcendo que com o filme e a série documental da Netflix, F1: Dirigir Para Viver, os valores dos direitos aumentem, além de atrair o público jovem, feminino e americano para o esporte."
Esse movimento da Apple não é inédito: a gigante já transmite partidas da Major League Baseball nas noites de sexta-feira. "Esse não é o primeiro movimento da Apple para transmitir esportes, conseguindo também transmitir a Major League Baseball nas noites de sexta-feira."

(Foto: Divulgação)
Enquanto isso, o futuro dos direitos de transmissão segue indefinido. "A F1 ainda não tomou uma decisão sobre seus futuros acordos de transmissão e a ESPN pode ainda manter os direitos, de acordo com uma pessoa com conhecimento direto do assunto." A ESPN, que tinha prioridade para renegociar com exclusividade, não fechou acordo no prazo. "A ESPN possui um período para negociar com a Liberty Media sem outros concorrentes no meio, contudo, essa janela terminou sem um contrato firmado no ano passado, abrindo margem para novos concorrentes. Outras empresas também deve abrir negociações pelos direitos."
O mercado americano é uma peça-chave para a Liberty Media, que nos últimos anos investiu pesado em corridas em solo norte-americano. "Os EUA são um mercado prioritário para a Liberty Media, que adicionou as corridas em Miami e Las Vegas no calendário de corridas. Também é esperado que a Cadillac entre no circuito em 2026."
O filme que despertou ainda mais o interesse da Apple na F1 tem um elenco de peso e forte conexão com o mundo real das corridas. "Estrelado por Pitt como um ex-piloto que retorna à Fórmula 1, ao lado de Damson Idris, seu companheiro da equipe ficcional APXGP, o longa foi filmado durante os finais de semana dos Grandes Prêmios. O elenco de estrelas inclui Kerry Condon (Os Banshees de Inisherin), Javier Bardem (Onde os Fracos Não Têm Vez) e Tobias Menzies (The Crown). Joseph Kosinski (Top Gun: Maverick) é o diretor do longa, que tem produção executiva do sete vezes campeão da Fórmula 1 Sir Lewis Hamilton. A Apple também participa da produção."
Além de fortalecer a marca no streaming, a Apple usa o lançamento nos cinemas como estratégia para alcançar prêmios e visibilidade. "Com o anúncio do lançamento do filme nos cinemas, a Apple repete a estratégia que utilizou com outros grandes títulos, como Napoleão e Assassinos da Lua das Flores. Ao estrear nas telonas, os filmes passam a ser elegíveis para o Oscar, coisa que não aconteceria se fossem lançados direto no serviço de streaming."
Em meio a essa corrida multimilionária por direitos de transmissão, a Fórmula 1 deve se beneficiar com valores em alta e um público cada vez mais diversificado e global.