neonews Portal de notícias e entretenimento

EXCLUSIVO | SpaceX e Rocket Lab poderão lançar foguetes no Brasil



A Agência Espacial Brasileira (AEB), autarquia publica federal vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovações (MCTI), abriu edital com o objetivo de identificar empresas nacionais e estrangeiras com interesse em realizar lançamentos, suborbitais e orbitais no Centro Espacial de Alcântara localizado (CEA) no Maranhão. Isso significa que existe a possibilidade de haver lançamentos de foguetes de empresas como SpaceX e Rocket Lab.

A proposta não terá fins militares, criando a possibilidade de acompanhar, por exemplo, lançamentos para a construção da Constelação Starlink aqui no Brasil.

O CEA irá disponibilizar sua estrutura, que possui uma localização privilegiada perante à outros sítios disponíveis, estando próximo da linha do Equador, precisamente 2`018 ao sul, possibilitando lançamentos em orbitas polares e equatoriais, estando livre de alta densidade demográfica e fora do alcance de furacões, terremotos e alto trafego aéreo, o que faz dele um local ideal para lançamentos sob demanda. SpaceX e Rocket Lab já apresentaram suas propostas para o uso do centro. O Edital encerra coleta de propostas em 26 de maio, porém o processo percorrerá ao longo do ano, com o vencedor somente sendo divulgado em dezembro desse ano.



Veja o vídeo do anúncio:

Sem Título-1 (1).jpg
versao_branca.png
Conteúdos originais produzidos de ponta a ponta pela vertente de entretenimento construída pela neoCompany que reúne o que há de melhor sobre uma gama de assuntos que com certeza vai te conquistar. Conheça o portal neonews e os neoriginals!