top of page

neonews Portal de notícias e entretenimento

neonews

Espaçonave carregando poeira de asteróide de 4,5 bilhões de anos, está retornando para a Terra

Uma cápsula contendo uma amostra de rocha e sujeira tão antiga quanto o Sistema Solar chegará em setembro de 2023


Arte: Osiris-Rex se aproximando da superfície do asteróide Bennu. Créditos: NASA.


A viagem é algo que a Nasa planejou para sua histórica sonda de asteróide Osiris-Rex, que começou sua jornada para casa na segunda-feira.


Sua preciosa carga de 60g de destroços antigos próximo à Terra pertencem ao asteroide Bennu, é a maior amostra coletada desde as missões Apollo Moon. Os cientistas acreditam que as amostras podem fornecer pistas sobre a formação do Sistema Solar. O Osiris-Rex da Nasa iniciou sua jornada de retorno de dois anos e meio saindo de Bennu na segunda-feira às 16:16 EDT (Eastern Time).


A espaçonave foi lançada em 2016 na costa da Flórida. Seu destino: o asteroide Bennu, a cerca de 185 milhas (297 km) de distância. A sonda tem mapeado a superfície de Bennu desde 2018, quebrando o recorde da órbita mais próxima de um corpo planetário por uma nave espacial. Sua histórica captura de amostras da superfície do antigo asteroide em outubro de 2020 durou apenas alguns segundos, mas deixou os cientistas animados. Eles esperam que os fragmentos desse objeto primitivo lhes digam mais sobre a química que deu origem ao Sol e aos planetas há mais de 4,5 bilhões de anos.


Arte: Osiris-Rex deixando o asteróide Bennu. Créditos: NASA.


Bennu, descoberto pela primeira vez em 1999, tem cerca de meio quilômetro de largura em, apenas um pouco mais largo que a altura do Empire State Building, de acordo com a Nasa.


Com sua missão já completada, a espaçonave irá circundar o Sol duas vezes para que possa alcançar a Terra e, em seguida, depositar sua cápsula de detritos na atmosfera terrestre. Assim que a cápsula pousar, ela será levada para as instalações do Johnson Space Center da Nasa em Houston, Texas, para estudos adicionais.


Explore todo esse universo de notícias e entretenimento

bottom of page