neonews Portal de notícias e entretenimento

ESG: O que significa o termo, e como ele está ligado à sustentabilidade das empresas

Sigla está conectada a missões de cuidado ao meio ambiente, boas relações no mundo do trabalho e práticas administrativas corretas


(Unsplash/Tobias Weinhold)



Por acaso você sabe o que é ESG? A sigla, que significa em inglês "Environmental, Social and Governance", é um dos termos que entrou em alta no mundo corporativo há algum tempo. Nesse sentido, o tema é pautado nos três pilares citados (Ambiental, Social e Governança), para melhorar ou até mesmo criar novas práticas de trabalho.


Leia também: O que é Costumer Service e Costumer Success? Qual é a importância destes termos?


Atualmente, grandes empresas levam em consideração a forma com que lidam com o meio ambiente, e como sua produção atinge ou influencia no cenário ao redor. Nisso, as companhias tornam-se (ou assumem a consciência) de que práticas social, ambiental e corretamente gerenciadas impactam no desempenho dos seus serviços. É neste momento que o ESG (ou na sigla em português, ASG) aparece para guiar os líderes empreendedores.


A cobrança por ações de sustentabilidade, e que sejam socialmente responsáveis, está cada vez maior. O público está cada vez mais interessado em como as empresas se portam diante da responsabilidade social, e se existe um plano de ação que vai além do financeiro. E nesse caso, o ESG passou a ser importante até dentro do mercado de ações, usado como parte das análises de risco em relação a apoiar, ou não, uma companhia.


Mas como posso implementar o ESG dentro do meu trabalho, e nas ações da minha empresa?


Leia também: Chefe de futuro do trabalho: Cargo é buscado para lidar com experiências de trabalho híbrido



As siglas do ESG, e as atividades que podem ser realizadas para incentivar práticas mais responsáveis


Como já explicado, a sigla ESG engloba o meio ambiente, a governança das empresas, e o lado social de suas práticas. Criado pela primeira vez em 2005 no relatório Who Care Wins, divulgado pela ONU, o termo engloba práticas para "a construção de um mundo justo".


1- Environmental, ou Ambiental:


Tem relação com as práticas corporativas da empresa, que atuam ao redor do tema do meio ambiente. Assim, a palavra refere-se à debates que podem ser feitos sobre emissões de carbono na atmosfera, poluição, desmatamento, biodiversidade e mais. As empresas que se voltam para o ambiental levam em conta as mudanças climáticas do nosso planeta, e como os produtos e serviços oferecidos impactam nisso.


2- Social:


Como a palavra diz, refere-se às ações moldadas na responsabilidade social, e como a empresa impacta (positiva ou negativamente) numa comunidade. Diversidade da equipe, segurança do trabalho, proteção de dados, privacidade, leis trabalhistas e mais assuntos estão dentro do social do ESG; e o debate pode incluir, principalmente, o corpo de funcionários de tal empresa. Como eles se enxergam, e são engajados dentro da força de trabalho que estão atuando? Seus direitos estão garantidos? A discussão pode partir daí.


3- Governance, ou Governança:


Por fim, a governança lida com as políticas de administração e conduta da empresa. Pautas como a anticorrupção, auditorias, como o conselho é composto, a relação com outras empresas etc entram no jogo, e é papel dos gestores e executivos analisarem tais assuntos; enxergando a empresa tanto no macro (a imagem, a reputação e outros) quanto no micro (os funcionários, as relações interpessoais de cada um).



Buscar por ações sustentáveis e responsáveis com funcionários e público são essenciais hoje. Além de pensar nos lucros e divulgação de um serviço ou produto, a empresa deve pensar no impacto que isso tudo trará, tanto para o ambiente externo quanto para ela mesma.



Se você gosta do mundo dos negócios e procura dicas sobre o assunto, conheça a série de videocasts do neoTalk no canal oficial da neo no YouTube!



*Conteúdo patrocinado pela neoCompany





Sem Título-1 (1).jpg
versao_branca.png
Conteúdos originais produzidos de ponta a ponta pela vertente de entretenimento construída pela neoCompany que reúne o que há de melhor sobre uma gama de assuntos que com certeza vai te conquistar. Conheça o portal neonews e os neoriginals!