neonews Portal de notícias e entretenimento

neoPod | O que é o disco datado de 2 mil anos, que pode nos mostrar a galáxia?

Também conhecido como "Disco Colgante", o artefato intriga pesquisadores e historiadores até os dias de hoje



(Reprodução)


Você já ouviu falar do Disco Colgante? O objeto faz parte da vasta lista de artefatos antigos que a humanidade ainda não descobriu a origem. O item, que é realmente um disco com uma espécie de "buraco negro" desenhado, tem data de criação especulada em 2.000 anos! Mas qual é a sua função, e o disco foi criado por quem?


Tais perguntas ainda são um grande mistério para o homem contemporâneo. O Disco Colgante é envolto em teorias e possibilidades de criação e uso: alguns veem que a Via Láctea está representada no disco, ou uma possível alusão a outro espaço do Universo; além de também parecer ter um "rosto" desenhado numa das bordas danificadas. As possibilidades são variadas!


Ficou com curiosidade? Confira esta matéria também: Existe uma entrada para a "Terra Oca" no planeta? Como a Antártida está ligada a isso?



(Universo Holográfico Fractal/Reprodução)


O Disco Colgante é tão misterioso, que nem ao menos astrônomos puderam constatar até hoje se há realmente uma galáxia no objeto. Contudo, ao levar em consideração que há registros de avançados estudos de astronomia na Antiguidade, o disco devia ter uma função importante entre os estudiosos de seu tempo.



Há a teoria de que o disco foi criado durante a existência da civilização Moche, que governou a costa norte do Peru entre os séculos I e VIII. O período comprime uma sociedade que existiu antes dos Incas, e os Moche dominaram complexos estudos e sistemas de irrigação no deserto. O Disco Colgante está hoje no Museu Arqueológico Rafael Larco Herero, em Lima (capital do Peru).


O propósito do Disco Colgante continua desconhecido. Será que, algum dia, a sociedade atual entenderá a função do artefato?



 

Se você quer conhecer mais sobre sociedades secretas, civilizações antigas, História ou até mesmo teorias da conspiração, confira o neoPod! Em formato de videocast e podcast, o programa neoriginal tem tudo para te deixar antenado nesses assuntos.


Confira o episódio mais recente do neoPod logo abaixo:




Quer ficar por dentro de várias notícias sobre a cultura pop, cinema, séries, tecnologia, um pouco de mistério e muito mais? Acesse o nosso Instagram para ficar por dentro do assunto!

Sem Título-1 (1).jpg
versao_branca.png
Conteúdos originais produzidos de ponta a ponta pela vertente de entretenimento construída pela neoCompany que reúne o que há de melhor sobre uma gama de assuntos que com certeza vai te conquistar. Conheça o portal neonews e os neoriginals!