top of page

neonews Portal de notícias e entretenimento

neonews

Dia do Orgulho Nerd | Entenda a história e o porquê dessa data comemorativa

2021 marca o vigésimo ano de existência dessa comemoração do mundo nerd e a sua influência na vida de milhares de pessoas



Todo 25 de maio é comemorado o famoso Dia do Orgulho Nerd, ou geralmente para os mais próximos, Dia da Toalha. Data que o mundo Geek e Nerd enche o próprio peito de orgulho por fazer parte desses grupos, e por tudo que os milhares de produtos de mídia desse mundo os ensinou e significam na vida de cada um.


Porém, você sabe a história por trás dessa data? Quando e como ela começou a ser comemorada ao redor do mundo, e qual é dessa fixação por toalhas que transborda em todos os lugares durante esse dia? Aqui vamos te explicar tudo isso.



O Guia do Mochileiro das Galáxias



“No início, o universo foi criado. Isso irritou profundamente muitas pessoas e, no geral, foi encarado como uma péssima ideia."


Essa e outras várias frases icônicas mostram um pouco de como são os livros do Guia do Mochileiro das Galáxias. O universo sendo tratado de forma tão cômica, absurda, até de certo ponto existencialista, foi algo nunca antes visto em qualquer outro produto de ficção. Coisas como a resposta para o sentido da vida ser 42, ou que para viajar pelo universo devemos sempre estar com uma toalha por motivos de segurança, já demonstram um pouco desse todo absurdo que rodeia a saga.


Criada pelo escritor britânico Douglas Adams, originalmente constava como uma série de rádio, porém logo depois foi convencido a transformar em um livro, o que resultou em uma trilogia de 5 títulos, escritos dentre os anos de 1979 e 1992, e revolucionou o que entende-se por um conteúdo nerd, conquistando uma legião de fãs por isso.


Seu teor cômico, sacadas absurdas e reflexivas (ou os dois ao mesmo tempo), mostrou que o mundo nerd, especificamente a ficção científica, poderia ser muito mais que Star Wars, Star Trek e os livros do Azimov. Sua influência chegou a outros ares no mundo nerd, expandindo também, por exemplo, os livros de fantasia, para algo além Tolkien. Com as obras de Adams, um novo jeito de produzir conteúdo nerd surgiu, porém sem perder suas características principais.


A trilogia de 5 livros do Mochileiro das Galáxias, chegou a receber uma adaptação para os cinemas em 2005. Porém o portfólio de Adams não acaba aí, na qual produziu também a saga de livros Agência de Investigações Holísticas Dirk Gently, que também recebeu uma adaptação, mas dessa vez para série, produzida pela Netflix. Participou também da produção da clássica série (no ar até hoje) Doctor Who, e da série do grupo Monty Python. Ambos como escritor.


Infelizmente, no dia 11 de maio de 2001, acabou sofrendo de um ataque cardíaco e falecendo aos 49 anos de idade. Porém o seu legado viverá para sempre, e sua influência é sentida até os dias de hoje na cultura pop. Um exemplo de seu respeito, e a falta que ele faz para a cultura nerd, o túmulo do autor, situado no cemitério de Highgate em Londres, e se tornou um ponto turístico para os nerds que visitam a cidade, na qual deixam uma toalha, canetas ou qualquer item relacionado a suas obras ou mundo nerd.


Então os fãs criaram uma data em homenagem alguns dias depois...


E então chegamos no dia 25 de maio de 2001, duas semanas após a morte de Douglas Adams. Também é o dia do lançamento do primeiro filme de Star Wars, que imagino que sua influência no mundo nerd, até no entretenimento como um todo, não precisa ser explicada.


Visto isso, nerds ao redor do mundo criaram o "Dia do Orgulho Nerd", e desde então saem nas ruas com uma toalha (por isso também o nome "Dia da Toalha") em homenagem a todas as produções que fazem do mundo nerd algo fascinante, como obras como os próprios Mochileiro das Galáxias e Star Wars, mas também Senhor dos Anéis, Star Trek.... Enfim, obras marcantes desse mundo que não faltam.


Então, todos os anos nessa data é então comemorada o Dia do Orgulho Nerd. Esse ano marca 20 anos da existência dessa tradição, que homenageia esse universo que faz parte e marcou por completo a vida de muitas pessoas ao redor do mundo.




Obs.: Esse texto foi escrito com o porte de uma toalha no ombro, além da homenagem, estar prevenido nunca é demais não é mesmo?








Explore todo esse universo de notícias e entretenimento

bottom of page