top of page

neonews Portal de notícias e entretenimento

neonews

Dia do Orgulho Nerd | Algumas dicas do que assistir para comemorar essa data

Comemore esse dia especial dentro da sua casa com essas recomendações do neoNews de filmes e séries do mundo nerd



Nesta terça-feira (25) é comemorado o Dia do Orgulho Nerd / Dia da Toalha. Infelizmente muitos não poderão homenagear saindo na rua com uma toalha em seu ombro, como diz a tradição, porém caso ficar em casa seja o seu caso, fica aqui algumas dicas de filmes e séries para que você possa comemorar essa data de uma forma igualmente especial.


  • Trilogia clássica Star Wars (episódios IV, V e VI)

"O Império Contra Ataca" é considerado por muitos fãs o melhor filme da saga


Lançada nos cinemas entre os anos de 1977 e 1983, a trilogia clássica da saga de Star Wars, a que deu início a tudo, é a melhor dentre as outras duas que compõem os 9 filmes. Uma febre instantânea no mundo do entretenimento em geral, é o "carro chefe" e o primeiro nome que vem na mente de muitos quando se pensa em cultura nerd.


A sua influência na cultura pop é imensa, e é um dos filmes mais importantes da história. Caso você tenha tempo, pode tentar assistir aos 9 filmes, mas caso não (até porque nem todos são assim tão bons), a recomendação fica para assistir apenas os clássicos que será uma bela homenagem, principalmente pois 25 de maio, o dia do orgulho nerd, é a data de lançamento do primeiro filme lá em 1977.



  • Blade Runner: O Caçador de Andróides (1982)

Inicialmente o longa teve uma recepção bem negativa, porém com o lançamento da versão do diretor, recebeu o status de clássico cult


Mais um filme com Harrison Ford, com certeza um dos maiores ícones da cultura nerd.


O terceiro filme de Ridley Scott, que veio logo depois do também super clássico Alien: O Oitavo Passageiro, era um filme muito diferente desse que assistimos agora. Blade Runner, quando chegou aos cinemas, possuía uma narração de Ford, bem ao estilo da maioria dos filmes Noire, e uma edição diferente.


A recepção do público foi péssima (e realmente não é muito boa). Porém alguns anos depois, foi lançado uma nova versão do longa, agora sem a narração e com cenas novas e edição diferente.


E é exatamente essa versão que mudou a cultura nerd pra sempre. O filme é uma adaptação do romance "Androides sonham com carneiros elétricos?", e se tornou um dos maiores nomes da cultura cyberpunk, considerado, ao lado do livro "Neuromancer", um dos iniciadores do gênero.


Sua estética futurista, com prédios altos, luzes e telas para todos os lados, muita fumaça e cidade superpopulosa e multicultural marcou e transformou isso em padrão para futuras obras. E a história, que é de investigação porém que toca em muitos temas existenciais, é muito bem feita. Isso tudo o transformou em um dos maiores filmes da cultura nerd, e um clássico.


  • Blade Runner 2077 (2017)

Um dos temas do filme é o amor entre um replicante e uma inteligência artificial


Vale sem sombra de dúvidas fazer uma menção honrosa para a sua sequência lançada em 2017, chamada Blade Runner 2049. Dirigido por Denis Villeneuve, que teve a difícil missão de criar uma continuação para um dos maiores clássicos de todos os tempos. E ele conseguiu, fazendo um filme com efeitos especiais espetaculares (não atoa ganhou o Oscar de Melhores Efeitos Especiais) e uma história a par com o primeiro filme, se não melhor. Com certeza merece ser assistido.



  • Silicon Valley (2014 - 2019)


Agora entrando no mundo das séries, Silicon Valley é produzida pela HBO. Por muitos isso é sinônimo de qualidade, e ela não fica de fora. Seu enredo é focado em um grupo de programadores que criam uma Startup, e tentar crescer no competitivo Vale do Silício.


Com um humor muito bom e atuações incríveis, a série é uma das mais populares dentre a cultura nerd nos últimos anos, tendo colecionado Emmys durante suas temporadas. Então, se você pretende comemorar o Dia do Orgulho Nerd rindo, essa pode ser a sua escolha.



  • Cosmos: Uma Odisseia do Espaço-Tempo (2014)


Apresentada pelo famoso cientista Neil deGrasse Tyson, Cosmos de 2014 é um remake da clássica série apresentada por Carl Seagan. Ambas são incríveis, e caso se interesse no tema de astronomia, com certeza irá se interessar.


O remake aborda temas como evolução, Big Bang, buracos negros, e muito mais, sempre com uma qualidade altíssima, e com informações valiosas. Você aprenderá muito com essa série.




Essas foram as recomendações do neoNews para você comemorar o Dia do Orgulho Nerd em frente a TV. Espero que tenha se interessado por alguma dessas indicações.


Que a força esteja com você nesse dia.









Explore todo esse universo de notícias e entretenimento

bottom of page