top of page

neonews Portal de notícias e entretenimento

neonews

Conquista Histórica | Ailton Krenak primeiro indígena eleito para a Academia Brasileira de Letras

Escritor Vence Disputa com Daniel Munduruku e Assume Cadeira Anteriormente de José Murilo de Carvalho


Hotel Stanley que inspirou o filme O Iluminado

(Foto: Divulgação)


Na quinta-feira (5), o renomado escritor indígena Ailton Krenak fez história ao ser eleito como o primeiro representante de povos originários a ocupar uma das cadeiras da Academia Brasileira de Letras. Krenak competiu com 14 outros candidatos, incluindo outro escritor indígena proeminente, Daniel Munduruku, em uma eleição que atraiu olhares de todo o país, segundo informações da Folha de S.Paulo.


A batalha pela cadeira número cinco foi intensa, com Mary Del Piore, historiadora, como principal concorrente de Krenak. Entretanto, o escritor indígena recebeu impressionantes 23 votos, superando não apenas Del Piore, que recebeu 12 votos, mas também Munduruku, que obteve apenas quatro votos.


Com essa vitória expressiva, Ailton Krenak assume a cadeira que anteriormente pertencia a José Murilo de Carvalho, falecido em agosto deste ano. A conquista de Krenak não apenas celebra seu talento literário, mas também representa um marco significativo para a diversidade e inclusão na Academia Brasileira de Letras, abrindo portas para vozes indígenas na cena literária nacional.


 

Publicidade

 

Explore todo esse universo de notícias e entretenimento

bottom of page