top of page

neonews

neonews Portal de notícias e entretenimento

Cazuza será o Grande Homenageado do Prêmio da Música Brasileira em 2026

Ícone do rock nacional, Cazuza, será celebrado na 33ª edição do prêmio, que reunirá diferentes gerações da música em torno de sua obra atemporal


Ícone do rock nacional, Cazuza, será celebrado na 33ª edição do prêmio, que reunirá diferentes gerações da música em torno de sua obra atemporal
Cazuza

(Foto: Divulgação)


A 33ª edição do Prêmio da Música Brasileira já tem seu grande homenageado: Cazuza. O anúncio oficial foi feito nesta segunda-feira, 23 de junho, após decisão unânime do Conselho do prêmio, que se reuniu no início do mês no Rio de Janeiro. Em 2026, a trajetória e a arte do cantor, poeta e compositor serão celebradas em um espetáculo especial, reconhecendo sua importância para a cultura musical brasileira.


A escolha de Cazuza foi recebida com entusiasmo pelos integrantes do Conselho, que inclui nomes como Gilberto Gil, Ney Matogrosso, Karol Conká, Zélia Duncan (em sua estreia como conselheira), o jornalista Antônio Carlos Miguel e a executiva Giovanna Machline. O anúncio da homenagem foi comunicado por telefone à mãe do artista, Lucinha Araújo.


Zélia Duncan comentou sobre o processo de escolha: “É sobre música, a opinião de cada um, o gosto, a visão e, finalmente, saber ouvir”, afirmou a cantora em comunicado, destacando o caráter democrático da decisão.


A cada ano, o Prêmio da Música Brasileira presta tributo a grandes nomes da música nacional. Neste ano de 2025, Chitãozinho e Xororó foram os homenageados — um evento que reuniu gerações de artistas e emocionou o público. Em 2026, será a vez de Cazuza inspirar o espetáculo, com interpretações inéditas que prometem resgatar e reviver o impacto de suas composições.


Para Zé Mauricio Machline, criador e diretor do prêmio, a escolha representa mais do que uma homenagem: “Celebrar Cazuza é celebrar a coragem, a liberdade e a potência de uma obra que segue viva e necessária. Sua música e sua poesia atravessaram gerações e continuam a ecoar nas vozes e nos sentimentos de milhões de brasileiros.”



Gilberto Gil, um dos conselheiros mais antigos do prêmio, também se pronunciou, reafirmando o compromisso coletivo com a cultura:“ A música sempre esteve no centro da minha vida, e estar ao lado de pessoas tão envolvidas e conscientes da responsabilidade que temos com a cultura brasileira é uma honra”, declarou o cantor.



Cazuza, que marcou a música brasileira com sua autenticidade, sensibilidade poética e ousadia, terá sua história revisitada por vozes de diferentes estilos e gerações. O espetáculo promete não apenas homenagear o artista, mas também reafirmar a força transformadora da música brasileira.



Explore todo esse universo de notícias e entretenimento

neonews, neoriginals e ClasTech são marcas neoCompany. neoCompany ltda. Todos os direitos reservados.

  • LinkedIn
  • Youtube

neonews, neoriginals e ClasTech são marcas neoCompany.

neoCompany ltda. Todos os direitos reservados.

bottom of page