neonews Portal de notícias e entretenimento

Especial Batman: Qual é a ordem "certa", ou cronológica, de todos os filmes do herói da DC?

Mesmo que "The Batman" não faça parte diretamente do DCEU, ainda surge a curiosidade de ver (ou rever) os demais títulos


(Warner/Reprodução)


O Especial Batman aqui no site está rolando, e o filme inédito da DC está cada vez mais perto. Com Robert Pattinson sob o manto do herói, somado a um universo diferente ao do DCEU, a aventura do Morcego que chega à telonas promete ser única. E nisso, The Batman entrará na já longa lista de filmes com o Batman que a Warner/DC vem produzindo desde os anos 60.


Mas qual é a ordem certa, ou cronológica, dos filmes do Batman? Algo importante de ter em mente é o fato de que os longas, por mais que sejam do mesmo personagem, muitas vezes não estão ligados. Nesse sentido, houveram várias franquias envolvendo o herói até hoje, com trilogias, filmes solo e spin-offs.



Mais de Batman: Diretor Matt Reeves explica motivo para escolher Robert Pattinson em filme da DC


Por isso, não há uma ordem única para ver os dez filmes do Batman que já saíram no cinema. Há séries diferentes de franquias, que atendem a públicos e estilos diferentes. Apesar disso, se você ainda pensa em ver todos os filmes numa sequência só, confira logo abaixo as produções do Batman em ordem de lançamento; desde o primeiro filme com o ator Adam West, até o mais recente com Robert Pattinson e dirigido por Matt Reeves.


Ordem de lançamento dos filmes do Batman, de 1968 até 2022


O primeiro filme do Homem-Morcego a chegar ao cinema foi Batman: O Filme, lançado em 1968 como um longa-metragem da série de TV. Na época, Adam West já havia se consolidado como intérprete do personagem ao lado de Burt Ward, que era o Robin. Esta produção também mostra o ator Cesar Romero como o Coringa, cuja atuação ficaria marcada entre os longas.


E mais de 20 anos depois, Tim Burton assumiu o posto de dirigir mais filmes do personagem. Nisso, vieram Batman (1989) e Batman: O Retorno (1992), com Michael Keaton interpretando Batman em ambos. A versão de Tim Burton do universo do Morcego se tornou um grande clássico do gênero de super-heróis, e o primeiro projeto ainda conquistou um Oscar de Melhor Direção de Arte na época. Batman foi um grande influenciador no jeito de fazer produções desse estilo.




Logo depois, vieram os filmes Batman Eternamente, de 1995, e Batman e Robin, de 1997. Em ambos os títulos Michael Keaton ficou de fora do elenco, assim como Tim Burton ficou da direção; e os projetos passaram para as mãos de Joel Schumacher. Em Eternamente, o protagonista foi interpretado por Val Kilmer, e no último projeto da sequência de quatro filmes, por George Clooney.


A trilogia de Christopher Nolan, e os filmes com o Batman dentro do DCEU


Passou-se um bom tempo até que a Warner decidisse voltar com o personagem nas telonas. Assim, em 2005, apareceu o diretor Christopher Nolan por trás de uma nova trilogia: a Trilogia do Cavaleiro das Trevas. Batman Begins, de 2005, trouxe o ator Christian Bale como o herói de Gotham City, e a estreia conquistou público e crítica. Era um Batman mais contemporâneo, com tecnologia e cenários bem mais modernos, e com uma nova linguagem.



E Batman Begins foi sucedido por O Cavaleiro das Trevas (2008), e O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012). O segundo título da trilogia, que apresentou o ator Heath Ledger como o Coringa, é considerado como o melhor filme do Batman já produzido; e que na época chegou a ganhar oito indicações ao Oscar (vencendo duas). A trilogia de Christopher Nolan continua muito memorável entre os filmes de heróis não apenas da DC Comics, mas do gênero como um todo no cinema.



E mais recentemente, depois de várias produções envolvendo o Morcego, o DCEU (DC Extended Universe) trouxe Ben Affleck como o Batman. Dentro da franquia que engloba Liga da Justiça, Homem de Aço, Mulher-Maravilha e outros títulos, o herói feito por Affleck apareceu em Batman Vs. Superman: A Origem da Justiça de 2016, sendo este o único longa com o nome do personagem no título e como destaque principal (dentro do DCEU).


Caso Batman Vs. Superman fosse visto como o filme principal por ter o Batman como um dos protagonistas, Liga da Justiça e Esquadrão Suicida seria vistos como spin-offs (dado que o Morcego aparece nestes, mas os enredos não giram ao redor de sua história pessoal).


Dessa forma, a lista de filmes do Batman em ordem fica da seguinte maneira:


  • Batman: O Filme (1968)

  • Batman (1989) - antologia Motion Picture

  • Batman: O Retorno (1992) - antologia Motion Picture

  • Batman Eternamente (1995) - antologia Motion Picture

  • Batman e Robin (1997) - antologia Motion Picture

  • Batman Begins (2005) - trilogia do Nolan

  • O Cavaleiro das Trevas (2008) - Trilogia do Nolan

  • O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012) - trilogia do Nolan

  • Batman Vs. Superman: A Origem da Justiça (2016) - DCEU

  • Batman (2022) - lançamento



E o filme novo do Batman, faz parte de alguma saga ou série do herói da DC Comics?


A resposta pode ser "sim" e "não". Por enquanto, The Batman não faz parte de uma saga anterior do personagem, e está sendo vendido como filme único. Contudo, o longa futuramente fará parte de uma franquia desenvolvida por Matt Reeves, já que o diretor confirmou que uma sequência está nos estágios iniciais de produção. Além disso, uma série do Pinguim será lançada no streaming da HBO Max também.



Leia também:

Especial Batman: Quais são os personagens principais do novo filme com Robert Pattinson?
Neymar, Robert Pattinson e Zoe Kravitz aparecem no Batmóvel do novo "Batman"; veja fotos


Quer ficar por dentro de várias notícias sobre a cultura pop, cinema, séries, tecnologia, um pouco de mistério e muito mais? Acesse o nosso Instagram para ficar por dentro do assunto!

Sem Título-1 (1).jpg
versao_branca.png
Conteúdos originais produzidos de ponta a ponta pela vertente de entretenimento construída pela neoCompany que reúne o que há de melhor sobre uma gama de assuntos que com certeza vai te conquistar. Conheça o portal neonews e os neoriginals!