neonews Portal de notícias e entretenimento

Anywhere office: o que é e como funciona o jeito de “trabalhar em qualquer lugar?”

Nova tendência do futuro do trabalho está atrelada aos escritórios presenciais serem totalmente remotos



(Unsplash)



Você já ouviu falar no termo Anywhere office? Caso não conheça ainda, então é possível que saiba mais a respeito do home office: a modalidade de trabalhar em casa ou fora do ambiente organizacional, sem depender do espaço físico e presencial da empresa. Nisso, o anywhere office promete ir um pouco mais além no conceito de trabalhar "em casa"; e a tendência que surgiu nos últimos tempos promete crescer no mercado.


O anywhere office é nada mais, nada menos do que toda a equipe de um escritório não precisar mais dos ambientes presenciais da companhia. Nesse caso, a organização e seus funcionários funcionam em "escritórios" totalmente digitais, cada um em seu próprio espaço de trabalho, realizando as tarefas. Em tradução livre, o termo em inglês significa "escritório em qualquer lugar", e mostra que uma empresa pode funcionar sem ter o ambiente In loco a todo momento.


Leia também: Cargo de "chefe de futuro do trabalho" é buscado para lidar com experiências de trabalho híbrido



Como dito acima, o anywhere office é um avanço ainda maior no home office: ao invés de um funcionário trabalhar remotamente, toda uma equipe trabalha. Com o uso da internet e mecanismos para comunicação online, as atividades da empresa acontecem da maneira como se estivessem sendo realizadas no espaço presencial.


As flexibilizações de atuar com o anywhere office


Dependendo do tamanho de uma empresa, o anywhere office pode ajudar a flexibilizar diversos fatores na administração. Menores gastos com aluguéis, contas e infraestrutura de um escritório no geral; diminuição do estresse e tempo gasto por um colaborador para se locomover até o trabalho, principalmente em relação a grandes distâncias; flexibilização da rotina e das tarefas diárias ao trabalhar em casa, e mais.


Leia também: O que significa o termo ESG, e como ele está ligado à sustentabilidade das empresas


Apesar de tudo isso, a mudança para o anywhere office deve ser feita com os objetivos alinhados. Nesse sentido, caso a empresa já tenha a tradição e costume de trabalhar 100% presencial, ou só com alguns funcionários em home, a alteração para o 100% remoto deve ser pensada de maneira gradativa, a longo prazo e levando em conta a adaptação de cada colaborador.



Questões tecnológicas de trabalho de cada funcionário, as expectativas e mudanças que o anywhere office trará, os softwares de atuação necessários para engajamento e interação das equipes — tudo conta. Uma alteração muito brusca pode prejudicar a empresa. Por isso, pense: por que vamos fazer a mudança? Quais obstáculos devemos vencer para que a mudança seja plena? Quem precisará de mais apoio fora do escritório, e como a empresa pode ajudar tal colaborador?


Os escritórios digitais, principalmente com a consolidação dos ambientes remotos das companhias, são uma realidade, a primeiro momento, permanente. Como sua empresa se adaptará a tudo isso?




Se você gosta do mundo dos negócios e procura dicas sobre o assunto, conheça a série de videocasts do neoTalk no canal oficial da neo no YouTube! Veja o episódio mais recente no player abaixo:




*Conteúdo patrocinado pela neoCompany




Sem Título-1 (1).jpg
versao_branca.png
Conteúdos originais produzidos de ponta a ponta pela vertente de entretenimento construída pela neoCompany que reúne o que há de melhor sobre uma gama de assuntos que com certeza vai te conquistar. Conheça o portal neonews e os neoriginals!